quarta-feira, 30 de março de 2011

Futebol de Mesa nas Escolas de Santa Maria


Amigos botonistas. No dia 19 de março, fui convidado pelo acadêmico de educação física, Eduardo Ribeiro, monitor do CEFD da UFSM, para participar de uma tarde de lazer no CIEP Luizinho de Grandi, escola municipal, no evento que marca o início das atividades do PELC/UFSM em 2011.
 O Programa de Esporte e Lazer da Cidade é um projeto do Ministério dos Esportes junto a UFSM e proporciona a população acesso a oficinas de dança, esportes, ginástica, jogos de mesa, brinquedos...
 Levamos uma mesa com dois times da regra gaúcha e lá fizemos demonstrações e alguns jogos entre meninos e meninas. A mesa de botão ficou entre os tabuleiros de damas, de xadrez e outros brinquedos para os pequenos.
 O futebol de mesa foi o mais requisitado, que espetáculo.
 Fiquei rouco, cansado, surdo com tantos gritinhos: ¨agora sou eu, tiooo¨, mas consegui deixar umas cem crianças felizes por pelo menos dar um chute a gol. Tinham que ver os olhinhos curiosos e brilhando. Que satisfação, pessoal.
 A diretora da escola ficou impressionada com o interesse dos alunos que vai fazer um grande esforço para adquirir chapas de compensado e times de botão. Me prontifiquei de ajudar desde a fabricação das mesas e nas primeiras oficinas até que os meninos sigam por conta.
 Claro que vai ter um professor de ed. física lá, supervisionando.
 O prof Matheus Saldanha, do CEFD, e muitos monitores, acadêmicos e alguns já formados em educação física, querem a continuação das oficinas em outras saídas da Ed. Física da UFSM dentro do projeto.
 Fui como voluntário e assim continuarei, creio, mas em breve o CEFD terá suas próprias mesas e times, além de professores treinados para levar mais uma atração aos meninos da periferia e interior do estado nesta região central.
 Desta maneira, o futebol de mesa mostra que também pode ser mais uma ferramenta para educadores usarem em muitos projetos de inclusão social, não acham?
 Otacílio Neto - funcionário do curso de comunicação social da UFSM, lotado no Estúdio 21- fone 55.3220.9604
otacineto@gmail.com





- Texto de autoria Otacílio Neto -

Um comentário:

  1. Este professor mais um abnegado,que da mostras de ser um grande campeão de uma grande idéia e são estes os gentos e movimentos que fazem de nosso brinquedo serio, em esporte.
    Nesta semente plantada concerteza nasceram novos botonistas.
    Meu querido parabéns por esta´iniciativa.
    Villa parabéns pelo teu blog.
    Estamos no blog , ligainglesapoa.blogspot.com beleza um grande abraço.
    Dani Junqueira

    ResponderExcluir