quarta-feira, 30 de março de 2011

Futebol de Mesa nas Escolas de Santa Maria


Amigos botonistas. No dia 19 de março, fui convidado pelo acadêmico de educação física, Eduardo Ribeiro, monitor do CEFD da UFSM, para participar de uma tarde de lazer no CIEP Luizinho de Grandi, escola municipal, no evento que marca o início das atividades do PELC/UFSM em 2011.
 O Programa de Esporte e Lazer da Cidade é um projeto do Ministério dos Esportes junto a UFSM e proporciona a população acesso a oficinas de dança, esportes, ginástica, jogos de mesa, brinquedos...
 Levamos uma mesa com dois times da regra gaúcha e lá fizemos demonstrações e alguns jogos entre meninos e meninas. A mesa de botão ficou entre os tabuleiros de damas, de xadrez e outros brinquedos para os pequenos.
 O futebol de mesa foi o mais requisitado, que espetáculo.
 Fiquei rouco, cansado, surdo com tantos gritinhos: ¨agora sou eu, tiooo¨, mas consegui deixar umas cem crianças felizes por pelo menos dar um chute a gol. Tinham que ver os olhinhos curiosos e brilhando. Que satisfação, pessoal.
 A diretora da escola ficou impressionada com o interesse dos alunos que vai fazer um grande esforço para adquirir chapas de compensado e times de botão. Me prontifiquei de ajudar desde a fabricação das mesas e nas primeiras oficinas até que os meninos sigam por conta.
 Claro que vai ter um professor de ed. física lá, supervisionando.
 O prof Matheus Saldanha, do CEFD, e muitos monitores, acadêmicos e alguns já formados em educação física, querem a continuação das oficinas em outras saídas da Ed. Física da UFSM dentro do projeto.
 Fui como voluntário e assim continuarei, creio, mas em breve o CEFD terá suas próprias mesas e times, além de professores treinados para levar mais uma atração aos meninos da periferia e interior do estado nesta região central.
 Desta maneira, o futebol de mesa mostra que também pode ser mais uma ferramenta para educadores usarem em muitos projetos de inclusão social, não acham?
 Otacílio Neto - funcionário do curso de comunicação social da UFSM, lotado no Estúdio 21- fone 55.3220.9604
otacineto@gmail.com





- Texto de autoria Otacílio Neto -

terça-feira, 29 de março de 2011

F1

Prezados Web-leitores;

Enfim acabou o carnaval (até em Uruguaiana), o campeonato Gaucho, está no meio da disputa, depois de 4 anos o São Paulo vence o Corinthians (no paulistão) –Rogério Ceni chega ao gol nº100- e como o ano já iniciou e as aulas vem atrapalhando as postagens do blog, hoje falamos não de futebol, mas sim de automobilismo algo que desperta o interesse dos bilhões de espectadores no mundo e a F1 mais uma vez tem um alemão na frente, e como no ano passado que terminou com Sebastian Vettel na frente no GP da Austrália, mais uma vitória do alemão.

domingo, 27 de março de 2011

Futebol de mesa em Santa Maria - I COPA UNIÃO

Olá web-leitores,

Trazemos hoje noticias de Santa Maria que vem fazendo um bom trabalho de renovação do futebol de mesa regra gaúcha. Parabéns ao amigo Otacilio Neto.

I Copa União de futebol de mesa, realizado na tarde sábado no hall do RU, campus da UFSM.

Campeão : Jefferson Vieira - Inter
Vice-campeão: Carlo Pozzobon - Peñarol
Terceiro lugar : Otacilio Neto - Muzenga
Após uma primeira fase de grupos de quatro, tivemos oito classificados para as quartas de final, semifinais e grande final.
O evento marca o começo do futebol de mesa na União, com o apoio da diretoria da Casa do Estudante e o aval da PRAE, através do professor JUCA. Brevemente o núcleo terá mesas oficiais, para que mais moradores da casa, da União e botonistas em geral, tenham seu desempenho melhorado, criando condições para novos desafios, quem sabe um campeonato estadual.
Abaixo algumas fotos do dia marcante para os botonistas da UFSM.



                                      Paulo Ricardo  X Jefferson


                    Otacilio Neto entregando o troféu de Campeão ao Jefferson



                                                    Durante o evento
- Texto - Otacilio Neto - adaptado. -

domingo, 20 de março de 2011

Pé na forma

Prezados Web-leitores

O PSG estreia com derrota diante do Boca Jr de Diogo, que abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo e completando o placar no segundo tempo finalizando por 3 a 0.

Assim como na ultima partida da copa rei momo está na hora de acertar os chutes a gol pois estão fazendo  falta.



PSG ta na hora de por o pé na forma.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Estréia da Retranca !!!!

Prezado web-leitores;

Como a vida começa só depois do carnaval, nesta terça feira começou a Copa Circulo Militar e o destaque para a estréia em competições oficiais e equipe do Valência substituindo interinamente a equipe da LDU.

Foram 2 partidas de alto nivel a primeira com o Douglas e seu Corinthians e um 0 a 0.

Já na segunda partida o meu algoz no departamento Caco mais um 0 a 0 numa partida de poucas chances para os dois lados.

Mas é isso bom ver quase todos amigos juntos no inicio da temporada, esperamos agora que na próxima terça feira o Valência continue jogando bem.

E desejamos um bom inicio ao PSG a Copa Circulo militar na modalidade liso.

Em quanto isso NEI CADE MEU GOLEIRO ???


segunda-feira, 14 de março de 2011

Internacional Por Fabiano Zanon nº 6

Saudações Coloradas à todos os Colorados!


Não sei quantas vezes serão necessárias para o pessoal que MANDA no Inter ver que o problema não é Elenco, não é política, não é treinador ( as vezes ) e não é esquema de jogo ( as vezes ).

O maior problema do Inter é o ESTADO MENTAL. Já dizia Ayrton Senna: “ Tem que estar 100% concentrado pra fazer bem feito “. No caso dele acho que estava 300% concentrado naqueles últimos 5 minutos das Qualificações quando fazia as curvas virarem retas e as retas virarem ladeiras, conseguindo a Pole.

Bom, o Inter entra ligado em 6 Volts muitas vezes, toma um choque ou curto circuito e acorda.

Isso pra mim é estado mental, concentração, a tal palestra ou a motivação. Esta sim supera qualquer coisa. MOTIVAÇÃO!!!

Dá gosto de ver Oscar e DamiGol elétricos em campo. Dá gosto de torcer e empurrar os caras quando avançam sobre um e depois outro marcador. Bem diferente de outros que quando recebem a bola param de correr ( mais um trote de cavalo cansado ) e procuram opção pra se livrar da bola.

O Roth deve se morder de raiva quando vê isso. O cara tem prazer em levar porrada e ficar acuado com mais defensores do que atacantes. Achei que iria cair o mundo quando saiu o Peixe Boi ( Zé Roberto ou ZEROberto ) e entrou o Sóbis.

Pra terminar, gostaria que os dirigentes ou quem decide sobre o Inter tivesse na cabeça que se endividar pedindo emprestado e como garantia dar o patrimônio é uma péssima idéia. Perguntaria Eu à Eles se fariam isto em suas casas com sua Famílila: “ Tchê, se tu não tivesse dinheiro pra reformar o quarto de Casal, tu daria a tua mulher como garantia para o Pedreiro? “ Duvido muito.

Reformem o Gigante e arrumem o entorno para os 2 jogos da Copa ( Costa do Uzbequistão x Península do Camboja ). Mas por favor, esqueçam outras papagaiadas como Marina de Luxo e outras coisas de Árabe que aqui só precisamos do Gigante Incandecente, não arrendar a orla do Guaiba e não ter nada depois. Deixar com os pedreiros. Olha as parcerias que afundaram os Clubes ( Parmalat/ Palmeiras – Grêmio ISL- Corinthians/MSI aaa Seu Kia em 2005... máfia/Zveiter)

Nem vou comentar sobre o Grêmio... heheehhehehe

Bola na rede e taça na mão! VAMO VAMO INTER!!!

sexta-feira, 11 de março de 2011

GOLEADA HISTÓRICA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

GIGANTE CRUZEIRO!!!

Dia Histórico







O Cruzeiro de Porto Alegre aplica uma goleada histórica sobre o Porto Alegre no estádio Estrelão (mesmo palco do título da serie B do gauchão 2010), foi uma partida onde o Cruzeiro Patrolou Porto Alegre começando com um pênalti ao seu favor e gol de Léo Maringa, depois um golaço de Diego Torres de voleio e ainda no primeiro tempo o lateral Alex ampliou 3 a 0.






Na segunda etapa o Cruzeiro queria mais é e quis tanto que sobrou todo segundo tempo começando por mais um do craque Diego Torres, depois Everton Faísca, mais um de Léo Maringa, Claudinho e Mauro .






E terminou assim Cruzeiro-POA 8 a 0 Porto Alegre.






Força Cruzeiro Rumo a Série D.

quinta-feira, 10 de março de 2011

TRICOLOR IMORTAL



Prezados Web - leitores;


Pois bem em plena aula de Circuitos Lógicos II, escuto uma colorada comemorando baixinho, Caxias 1 a 0, bah todo sono que eu estava passou e ficou aquela vontade que a aula terminasse logo e correr para casa ver o resto do jogo era primeiro tempo e tinha total esperança que o Grêmio iria virar o jogo, mas a esperança ficou abalada quando cheguei no portão de casa e escutei o segundo gol do Caxias e meus vizinhos colorados gritando(era o que resta já que no primeiro turno perderam para o Cruzeiro de POA), e como torcedor imortal e sempre quando em um parágrafo com a palavra Grêmio vem em conjunto com inacreditável, não poderia ser diferente é no final do primeiro tempo Willian Magrão (O mesmo que quase foi de graça para o Corinthians) fez um belo gol de fora da área a esperança se reacendeu.

A de se lembrar que o Caxias jogou o primeiro tempo lembrando o Caxias dos anos 70 e 80 que disputava a série A do Brasileiro.

No segundo tempo já em casa e com a esposa tentando dormir e eu sentado na beira da cama quase que narrando o jogo foi uma pressão tremenda e vários gols perdidos e quando iriam apagar as luzes (finalmente um juiz que deu o tempo correto devido a cera dos jogadores do Caxias que ao serem substituídos deitavam no gramado esperando a maca – se não tivessem feito isso teriam vencido a partida) o contestado Rafael Marquez recebeu a bola espirrada por Borges e ( só com o Grêmio mesmo) aos 50 minutos do segundo tempo o gol de empate ai a atmosfera era toda do tricolor, o jogo termina e arrumam para a disputa de pênaltis o técnico Lisca ( Bom treinador fez o Everton jogar – milagre) tentava motivar seus jogadores e quando todos temiam o goleiro que buscou 4 pênaltis o Grêmio tem Victor que buscou as duas cobranças das 3 batidas pelo Caxias e enquanto o Grêmio converteu as suas 4 cobranças e conquistando suado a taça Piratini - Parabéns ao tricolor e ao Renato Gaúcho que já teve os maiores títulos da história do Grêmio como jogador e agora teve o seu primeiro titulo como técnico.

sábado, 5 de março de 2011

Léo interessa e Grêmio fez negócio da CHINA.


Pois é o zagueiro Léo do Cruzeiro de POA, interessa ao tricolor gaúcho por ser um grande zagueiro e agora mais ainda com o negócio da CHINA que fez em se livrar do zagueiro Paulão que não vinha jogando bem.

Ontem em entrevista pela rádio o Presidente do Cruzeiro deixou claro que o jogador irá sair, mas somente após o gauchão e para quem efetivar uma proposta maior que 2 mihões .

Boa sorte ao Léo.

Força Cruzeiro RUMO A SÉRIE D.